segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quais as línguas mais fáceis de aprender

Numa altura em que todas e quaisquer qualificações são importantes para encontrar um emprego e num planeta cada vez mais "unido" pela globalização torna-se útil saber mais do que a língua de origem.

Segundo linguístas e professores, as diferenças que explicam o facto de haver umas línguas mais fáceis de aprender do que outras são duas:
-a árvore genealógica do idioma, que quanto mais próximo for, mais fácil. Outros critérios como o alfabeto e a pronúncia são importantes.
-a motivação. Esta é muito importante principalmente para as línguas mais difíceis que exigem muita paciência e dedicação.



Podemos agrupar os diversos idimoas por vários grupos consoante a sua dificuldade de aprendizagem:

  • Fácil- idiomas com a mesma origem têm mais semelhanças nomeadamente as linguas latinas: Espanhol, Italiano, Francês (que é mais difícil que as anterioes uma vez que sofreu influência germânica). Outra língua latina que é bastante fácil é o Romeno em que existem cerca de 500 palavras semelhantes ou iguais em relação ao português como por exemplo "superior" que se escreve e pronuncia da mesma forma. Fora das linguas latinas está o inglês uma vez que estamos mais susceptíveis a aprender uma língua que está em todo o lugar.


  • Médio- aqui entram idiomas de famílias diferentes mas que usam, quase sempre, o mesmo alfabeto: o latino que é o mais usado em todo o Mundo. As línguas de famílias diferentes são mais facéis de aprender se usarem o mesmo alfabeto de base. Aqui se enquadram quase todos os idiomas da Europa como o Finlandês, Grego, Alemão, Islandês, Turco ou Polaco.


  • Difícil- a aprendizagem de uma língua passa pela escrita. Neste grupo estão os idiomas que utilizam letras, sinais e ideogramas que a nós nos são estranhos e, para além disso, muitas dessas línguas são tonais o que dificulta ainda mais como por exemplo a palavra vietnamita "khao" que pode significar "ele, "ela" ou "branco" consoante o tempo demorado na pronuncia das vogais. Aqui estão inseridas o Japonês, Árabe, Coreano, Vietnamita, Tailandês, Russo e o Mandarim.


  • Quase impossível- a pronúncia de alguns idiomas exóticos torna a tarefa de os aprender quase impossível. Aqui temos o Tuyuca que utiliza só consoantes simples, poucas vogais nasais e um amplo vocabulário. Para os indigenas da Amazónia, que dominam a língua, a única forma de afirmar algo é terminando a frase com um verbo. Outra língua é o !Xóõ que é utilizada no Botsuana, em África, em que as pessoas utilizam cliques (estalos feitos com a língua no céu da boca) e onde o alfabeto é constituído por 5 cliques básicos e 17 adicionais. Mas atenção aos mais corajosos e dedicados que querem tentar aprênde-la, há registos de africanos que desenvolveram caroços na laringe por a falarem...

 
in "Observatório da Língua Portuguesa"

12 comentários:

  1. Meu nome é Lucas Sant'ana sou desendente de alemães e italianos ,e falo alemão , italiano , polonês ,e é claro o português! ... por causa da imfluencia dos meus avós. Mas sem duvida se fosse pra mim aprender a falar o português iria ser o mais dificil pra mim, e olha que é meu idioma natal !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descendente
      Influência
      Pra eu aprender
      Se for dar uma de espertinho, faça direito...

      Eliminar
    2. EU ME CHAMO ALEXANDRE BARROS. EU ME INTERESSO POR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS,PORÉM EU APENAS FALO PORTUGUÊS.ADEMAIS, EU DESEJARIA APRENDER POLONÊS,POIS É LÍNGUA ESLAVA BEM EXPRESSIVA...PODE ALGUÉM SUGERIR-ME ALGO? TAMBÉM,EU GOSTO DE SERVO-CROATA,CHECO E BIELO-RUSSO.(ESTAS SÃO LÍNGUAS ESLAVAS MINHAS FAVORITAS). QUANTO AOS IDIOMAS LATINOS, EU GOSTO DE CATALÃO,FRANCÊS,SARDO,GALEGO E PROVENÇAL.SE ALGUÉM DESEJA CONTACTAR-ME,SINTA-SE LIVRE.ESTE É TWITTER MEU:@ALEXANDREFELICE;/

      Eliminar
    3. Você ainda precisar aprender o Português(Que você assassinou no teu comentário) kkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
    4. Anônimo e Eliabe, muito mesquinhos vocês dois.

      Eliminar
  2. Percebi quando você escreveu "imfluência" e "pra mim aprender".

    ResponderEliminar
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  4. cara, grego tem outro alfabeto,não é o alfabeto latino não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele diz "...se usarem o mesmo alfabeto...". Se você falar uma língua de alfabeto parecido, será medianamente fácil. Ainda sim, mesmo de língua latina, ele não é tão difícil.

      Eliminar
  5. hahahahahhahahahahahhaha que anus

    ResponderEliminar
  6. O esperanto, é mais facil de todos. Voce aprende de graca e em pouco tempos esta fluente.

    ResponderEliminar
  7. Apesar de utilizarem o alfabeto latino eu colocaria o húngaro e o finlandês no grupo das difíceis.

    ResponderEliminar