sábado, 27 de agosto de 2011

Culto da Estupidez

Numa altura em que o ridículo e a ignorância parecem ser a moda, com exemplos como Paulo Futre ou “Hélio Imaginário”, são poucos aqueles que se apercebem deste “culto da estupidez” que se está a criar.

A culpa é de todos, ninguém tem o cartório limpo pois são todos coniventes com esta situação, é disto que o povo quer! E a geração que aí vem não caminha num sentido melhor… Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística há entre 30.000 a 170.000 mais reprovações no ensino secundário nesta última década do que na década de 90. Podemos agradecer aos Governos anteriores que tudo fizeram para embelezar a “pintura” para não fazermos má figura em frente à União Europeia. Neste caso aplica-se o velho ditado: “se não os podes vencer junta-te a eles”, se continuamos a ter maus alunos, diminuímos o grau de exigência e fazemos de tudo para transitar alunos. Abandono escolar? Nada disso, agora todos têm uma “nova oportunidade” com Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais Cursos Tecnológicos, onde entra qualquer um que tenha o 7º ano, em 6 meses pode concluir o 9º e em mais ano e meio concluir o 12º com possibilidades de ingressar na Universidade com os mesmos direitos de um estudante que escolhe o percurso que em tempos foi o normal. O normal hoje em dia é fazer-se parte dessas “vias rápidas” do ensino pois se fizermos as contas, em 2009 existiam já 120.000 estudantes destes programas e 190.000 estudantes de cursos gerias. “Estamos aqui para vos ensinar, o que nos importa é que aprendam”, dizem os professores no inicio de cada ano lectivo. Pois a mim não me parece que nos últimos anos tenha havido um contributo significativo para restabelecer os padrões da exigência em Portugal, estão demasiado ocupados com a sua avaliação.

Os Portugueses estão mais burros, é verdade, e ninguém está inocente neste “crime”, os alunos não têm representantes na Assembleia da Republica pelo que em segundo lugar como culpados (logo abaixo do anterior Governo) são os próprios professores que têm obrigação de defender os alunos a quem ensinam!


Sem comentários:

Enviar um comentário