Segundo a recente publicação do “The Arts Newspaper”, o Museu Colecção Berardo instalado no Centro Cultural de Belém (CCB) recebe 964.540 visitas anuais, colocando-o em 50º lugar da lista dos museus mais visitados do mund, ficando à frente do museu Guggenheim de Bilbao ou a Tate de Liverpool. A liderar esta lista estão museus emblemáticos como o Louvre, British Museum e o Metropolitan de Nova Iorque.
Inaugurado em 2007, o Museu Colecção Berardo contém mais 862 obras de arte cedidas pelo comendador madeirense Joe Berardo e tem mantido uma política de entrada gratuita. O acordo prevê a instalação sem custos no CCB até 2016, ano em que o Estado português terá a possibilidade de adquirir a colecção e o seu conteúdo ser classificado como património nacional.
Esta foi sem dúvida uma das melhores medidas que se tomou nos últimos anos para expandir o património artístico de Portugal. Em boa hora decidiram acordar com Joe Berardo a permanência da colecção em Portugal em vez de a deixarem fugir para Espanha como chegou a ser proposto. É certo que em 2016 estaremos tão ou mais falidos do que actualmente, mas quem sabe se Joe na sua bondade não queira oferecer este maravilhoso e riquíssimo espólio que vale a pena visitar vezes sem conta!
Sem comentários:
Enviar um comentário