domingo, 28 de agosto de 2011

Quem não gostaria de viver num planeta feito...de diamante?

Vivemos num planeta que vai sofrendo as consequências da acção humana. Numa altura em que as missões espaciais tripuladas se encontram em stand-by, as pesquisas sobre o espaço não param...


Um novo planeta foi descoberto na Via Láctea por uma equipa internacional de astrónomos liderada por Matthew Bailes, professor na Universidade de Tecnologia de Swinburne , em Melbourne, Austrália.

Localizado a uma distância de 4 mil anos-luz, tudo indica que o planeta é composto por carbono cristalino, ou seja, diamante, e pode vir a chamar-se Lucy.

Aproximadamente cinco vezes maior do que a Terra, o planeta orbita em torno da estrela de neutrões J1719-1438, num movimento de translação com a duração de duas horas e dez minutos.
 
O novo planeta descoberto é composto por uma forma de carbono, identificada como diamante, mas a sua aparência real é ainda um mistério.

O planeta descoberto tem aproximadamente a mesma massa que Júpiter, mas esta é 20 vezes mais densa.

Para além do carbono identificado, é provável que o planeta também contenha oxigénio à superfície, mas a sua densidade sugere que elementos como o hidrogénio e o hélio, que fazem parte de planetas como Júpiter, não estão presentes.

 
 
 

1 comentário:

  1. È maravilhoso So pensar viver lonje de tudo isto que nos atromenta todos os dias, com tanta aldrabiçe, e engano.

    ResponderEliminar