O deserto é uma das áreas mais inóspitas do planeta mas, no entanto, não deixa de poder vir a ser aproveitado num futuro próximo.
Em Siwa, no Egito, pode encontrar um aparelho bastante estranho, que chega a parecer uma miragem: uma máquina capaz de converter as coisas mais abundantes da Terra, sol e areia, em objetos e utensílios de vidro.
Uma lente foca a luz solar num raio de alta potência, que é projetado contra uma caixa de areia dentro da máquina. Aí, um computador (alimentado por um painel solar) movimenta esse raio, que vai derretendo a areia e transformando-a em vidro, no formato do objecto desejado como tigelas, copos etc.
Este processo é simples e mostra que é possível fabricar coisas sem gerar poluição, usando energia e matéria-prima praticamente inesgotáveis, sem qualquer impacto ambiental. "Nós queremos repensar a forma como a humanidade fabrica os seus produtos", diz o designer alemão Markus Kayser, criador do aparelho.
A máquina, batizada de SolarSinter - sintetizador solar -, consegue produzir qualquer tipo de objeto (desenhado com um software 3D).
No passado mês de Maio, ele testou o aparelho no deserto de Siwa. Como o sintetizador leva aproximadamente 4 horas para produzir cada objeto, Markus acampou no deserto por 2 semanas. Sol na caixa.
Veja o vídeo:
Se quiser partilhar alguma notícia, comentário ou qualquer outro assunto relacionado com o blog contacte através de mundoem5minutos@gmail.com
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Máquina solar transforma deserto em vidro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário