Toda a gente conhece a história da criação que mata o criador! Ora, com a velocidade a que a ciência e a tecnologia evoluem, surgem questões que nos fazem pensar... Uma delas é mesmo: será que algum dia a capacidade intelectual de uma máquina, como um computador, poderá ultrapassar a do seu criador? A afirmação à pergunta é assustadora e remete-nos o pensamento para cenas cinematográficas como as do “I, Robot” ou do “The Terminator”!
Pois é, os cientistas tendem a criar máquinas robotizadas cada vez mais “perfeitas", cada vez com mais e melhores gadgets e habilidades. Está-se a caminhar no sentido da consciencialização e inteligência em robots! O que no passado era um simples quebra-nozes pode no futuro ser um robot multi-tasks com pensamento e sentimentos preparado para nos “quebrar” um olho porque não o limpámos convenientemente… Demasiada imaginação? Talvez… o tempo o dirá!
Hoje, existe já um robot, o Watson, criado pela IBM para responder a “qualquer” pergunta. Foi posto à prova num concurso de televisão Norte-americano e mundialmente conhecido: Jeopardy!, onde foi capaz de derrotar os melhores concorrentes do programa, ganhando o primeiro prémio, 1.000.000 de dólares.
3º programa em que o Watson participou - parte 1
3º programa em que o Watson participou - parte 2
Ora bem, este ainda não é bem um exemplo de inteligência artificial pois o Watson não sabia as respostas às questões porque leu nalgum lugar, mas sim porque os humanos lhe deram uma gigantesca base de dados com enciclopédias, dicionários, artigos noticiosos, obras literárias, etc.…
No que diz respeito ao audiovisual, duas multinacionais já desenvolveram máquinas com conteúdos 3D sem a necessidade de óculos! No futuro serão os projectores holográficos.
Roupas que nos tornam invisíveis, carros que levitam, visão raio-X em óculos, parecem bastante ficção científica mas constituem actuais projectos de investigadores de todo o mundo!
Como ainda não foi criada uma máquina do tempo, resta-nos esperar para ficarmos espantados com o que aí virá, tal como os nossos antepassados devem ter ficado quando viram pela primeira vez uma lâmpada eléctrica ou uma televisão!
Fonte: CNET news
Num programa na Discovery, disse que já era possível fisicamente fazer uma máquina no tempk, só não há é condições económicas.
ResponderEliminar