sábado, 8 de outubro de 2011

O efeito da "Jardinagem" na Madeira

Boa tarde a todos! São, neste momento, 12 horas no Continente, menos uma hora nos Açores e.... menos uns quantos milhões na Madeira...

Esta e muitas outras piadas têm estado na moda, retratando o novo escândalo da Madeira. Mas afinal qual é a verdadeira situação deste arquipélago?


O Sr. Alberto João Jardim, a figura-alvo de todo este processo, justifica a dívida: foram apenas tomadas medidas com o intuito de ajudar a população madeirense, que vivia em condições muito inferiores às do continente. "Se pôr todos os portugueses ao mesmo nível é crime, então já não sei o que é crime..." refere.

E quais foram os resultados das suas medidas a nível social?
De uma população de cerca de 250 mil pessoas, 75 000 (30% !) são pobres.
No munício de Câmara de Lobos, onde se situam os maiores bairros sociais, existem apartamentos T3 onde chegam a viver 20 pessoas. A droga espreita a cada esquina num local de onde provêm 80% da população prisional da Madeira..
Muitas destas pessoas esperam e desesperam, por uma habitação há muito prometida pelo governo de Jardim.
Em cada armário existe um cadeado, de forma a evitar roubos de comida e, pela mesma razão, cada "família" tem um fogão e o seu sítio para comer.


A recente auditoria feita à Madeira revelou uma dívida directa e indirecta de cerca de 6,3 mil milhões de euros, o que obrigou a uma nova revisão do défice dos últimos anos.



Mas para onde foi parte do dinheiro afinal?
Para a execução de algumas obras verdadeiramente "excêntricas" como é o caso da Marina do Lugar Baixo que tem uma capacidade para 291 embarcações mas que nunca funcionou. Todos os anos é semi-destruída durante o Inverno e já custou cerca de 100 milhões de euros.

A construção da Piscina Municipal de Curral das Freiras, um complexo com uma piscina de 25 metros e um edificio de 3 pisos, levou a que fossem expropriadas várias pessoas para que agora, apenas 6 meses após a sua inauguração, tenha quase sempre as portas encerradas. Foram aqui gastos cerca de 2,5 milhões de euros e apresenta elevados custos para a sua manutenção.

O fórum de Machico é outra obra muito criticada que custou cerca de 25 milhões. Inicialmente foi projectado para ser um lugar de cultura, com cinema, teatro e exposições. Actualmente, o cinema já fechou e só existe um cabeleireiro e uma biblioteca que se encontra quase sempre vazia.

O heliporto de Porto Moniz também custou cerca de 25 milhões de euros e apenas foi usado uma vez... no dia da sua inauguração!

Anualmente, são dados cerca de 5 milhões de euros para os 3 clubes professionais da ilha: o União, o Nacional e o Marítimo. Foi agora feito um novo complexo para o União que custou 5,2 milhões de euros em que os 3 campos construídos não podem ser usados em competições oficiais...
Nos últimos anos fora inaugurados 12 campos de futebol, num arquipélago em que existe um estádio por cada 20 000 habitantes.


Outras das obras muito criticadas são os túneis. Um, que vai ser inaugurado em breve, vai ligar Vasco Gil a Cota 500, num custo de cerca de 42 milhões de euros e que não traz qualquer significado financeiro ou económico para o local. Outro túnel, que custou 27 milhões de euros, com 3 quilómetros de extensão foi feito para ligar um parque industrial praticamente vazio.

Apesar de todos estes gastos, o governo de Jardim, afirma que não há dinheiro para a construção de um Hospital Distrital...

Em 33 anos de governo, o Sr. Alberto João Jardim esteve presente em mais de 4500 inaugurações e em tempo de eleições são entre 2 a 3 por dia!
Eleições também são sinónimo de comícios, o que significa um jantar oferecido a mais de 1000 pessoas.
São ainda gastos, todos os anos, 5 milhões de euros no Jornal da Madeira que segundo Jardim "é uma poderosa ferramenta contra quem o critica".


Apesar de tudo isto, Jardim declara-se inocente de culpas, revela-se contra o equilíbrio orçamental, procura o mediatismo e afirma que a dívida regional é uma "coisinha de nada".



Vejam a reportagem da Sic:






Fontes: http://aeiou.expresso.pt/jardim-divida-de-83645000-milhoes-e-coisinha-de-nada=f675841
             http://aeiou.expresso.pt/jardim-gastou-milhoes-em-obras-que-nao-sao-usadas-video=f675799
             http://aeiou.expresso.pt/a-jardimensao-da-divida-cartoon=f676793

Sem comentários:

Enviar um comentário